Decisão do STF sobre URV não determina índices da indenização
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
25/10/2013 - Assetj / Por Raquel Munhoz
 
FOTO DIVULGAÇÃO

Após veiculação na mídia sobre a decisão do STF ressarcir os servidores estaduais e municipais, que tiveram perdas com a mudança do Cruzeiro Real para Real, o presidente do Conselho Deliberativo da Assetj, Julio Bonafonte já se pronunciou.

Cerca de 10 mil ações acusam os estados e municípios de criarem legislações próprias para converterem os salários dos servidores, em 1994. Alguns estados fixaram valores usando como referência outras datas, o que acabou gerando a diferença nas contas e perdas para os servidores, dando origem aos precatórios.

Segundo Julio Bonafonte, mesmo com o reconhecimento do STF, ainda pairam dúvidas com relação ao que se pleitear.  Pois, o Ministro Relator do processo, Luiz Fux, não determinou o índice a ser aplicado para a indenização, deixando isso somente para a época da Execução de Sentença. Fux apenas determinou que os aumentos salariais posteriores devem ser compensados com as eventuais perdas decorrentes da conversão errada.

Dessa forma, é provável que os aumentos ocorridos desde 1994 sejam superiores aos das perdas da URV e não tenha nada  a ser executado. Julio reitera que mesmo com a veiculação que o servidor ganhou a ação, “ainda não é suficiente para se determinar ou não o ingresso de uma ação, uma vez que o Acórdão (a decisão do STF) ainda não foi publicado oficialmente”.

A Assetj vai acompanhar o desenrolar da questão e caso haja possibilidade de ingresso de ação neste sentido, será comunicado.

 

 
 
 
2/8/2019 - Pública Central do Servidor
Sessão Solene em homenagem aos 4 anos da Pública---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filiada à:
            
 
 
Links úteis:
        
      
 
 
 
Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Rua Tabatinguera, 91 - São Paulo - SP - Cep 01020-001 - Fone: (11) 3291-4077
 
 
Agenda eletrônica