Iamspe realiza caminhada para celebrar Dia Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
19/9/2014 - Iamspe / Por Assetj
 

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) realizará no dia 23 de setembro uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos.

O evento tem início às 9h com uma caminhada, que sairá do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) com destino ao Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera.

Além da caminhada, o Iamspe, que atende 10% da população idosa de todo o Estado, promoverá um painel educativo sobre a questão. Todos os usuários do Instituto poderão participar do evento, que também será aberto ao público geral. 

O painel tem início às 10h30 com o tema “Forte hoje, livre de quedas amanhã”, onde o diretor do Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Samir Daher, e o Educador Físico do HSPE Adalberto Souza abordarão a importância da atividade física na prevenção de quedas. 

As quedas merecem uma atenção especial. Além dos impactos físicos, como ferimentos, fraturas e diminuição da capacidade funcional, a saúde emocional também é afetada, como o medo constante de uma nova queda que limita progressivamente a participação do idoso nas atividades cotidianas, influenciando, portanto, na qualidade de vida dos mesmos. 

Algumas inovações estão sendo realizadas pelo Iamspe com foco no tema, como “Avaliação Multidisciplinar Pós-Queda” e “Painéis com Orientações Educativas”, distribuídos pelo complexo hospitalar com orientações para prevenção de quedas na instituição. 

Além disso, o Programa Integralidade e o Núcleo de Segurança do Paciente do Iamspe destacam a importância da “Vigilância e Prevenção de Quedas”, que inclui nova ficha de notificação de quedas de pacientes internados no HSPE e capacitação da equipe para realizar os protocolos de classificação de risco para quedas. 

O evento será encerrado às 12h, com um coffee break e uma visita ao museu. Mais informações pelo telefone (11) 4573-8623.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filiada à:
            
 
 
Links úteis:
        
      
 
 
 
Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Rua Tabatinguera, 91 - São Paulo - SP - Cep 01020-001 - Fone: (11) 3291-4077
 
 
Agenda eletrônica