TJSP inaugura nova unidade do ‘Cartório do Futuro’
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
10/11/2015 - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo / Por Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
 

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugura amanhã (11), no Fórum João Mendes Júnior, mais uma Unidade de Processamento Judicial (UPJ), conhecida como “Cartório do Futuro”, que abrangerá cinco varas cíveis centrais da Capital – da 26ª a 30ª. O evento será às 10 horas, no 10º andar do fórum, e contará com a presença do presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini.

O novo modelo de unidade judicial foi criado para adequação à nova realidade de trabalho com a implantação do processo digital. Contempla três seções na Unidade de Processamento Judicial: Processamento, Movimentação (controle de prazos) e Atendimento ao Público. Ao lado dessas, há a Seção Administrativa, ligada diretamente ao juiz corregedor permanente, Rogério Marrone de Castro Sampaio. Os magistrados têm gabinete com três servidores, dois estagiários e um assistente. Para as informações ou providências relativas aos processos das cinco varas, o advogado tem apenas um local ao qual se dirigir: a Seção de Atendimento. A UPJ começa suas atividades com 33.585 processos das cinco varas, que juntas registram média de distribuição de mil processos/mês.

Cartório do Futuro

A criação da UPJ atende à meta de priorização da 1ª instância e à necessidade de modernizar a estrutura e a organização das unidades judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo. A primeira UPJ foi inaugurada há um ano e recebeu a denominação de “Cartório do Futuro”. Baseado na experiência, foi possível replicar o modelo no Foro Regional de Santo Amaro, implantando-se mais duas unidades totalmente digitais: uma centraliza o trabalho de seis varas cíveis e, a outra, de cinco varas de Família. 

Para se ter uma ideia da eficiência, no modelo tradicional seria necessário o trabalho de 10 funcionários por vara (média), acarretando, para a criação de 11 novas varas, 110 servidores, além da criação de cargos de coordenação e chefia para todas as unidades. Com a UPJ, o número foi reduzido para apenas 60 funcionários. 

Outros benefícios 

Melhora no aproveitamento dos espaços físicos e ganho em produtividade, qualidade e celeridade. Para a implantação da nova UPJ, houve completa remodelação no 10o andar do Fórum João Mendes Jr. Os espaços ocupados por cartórios foram reunidos em um só ambiente, com uma estrutura anexa para atendimento ao público. Há uma sala para cada magistrado e uma segunda para a equipe do gabinete que, por serem contíguas, proporcionam proximidade entre o juiz e os servidores. As salas de audiências foram reduzidas a quatro e a utilização é compartilhada, com uso de agenda eletrônica que permite conciliação de pautas.

Serviço

O que: Inauguração da Unidade de Processamento Judicial II (UPJ-II) das 26ª a 30ª Varas Cíveis Centrais da Capital

Quando: 11 de novembro (quarta-feira), às 10 horas

Onde: 10º andar do Fórum João Mendes Jr. (sala 1.029) – Pça. João Mendes - Centro – São Paulo 

 
 
 
26/6/2019 - Assetj
Audiência Pública discute Reforma da Previdência

A luta é para que essa Reforma não seja votada.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
28/6/2019 - Pública Central do Servidor
Centrais definem data de mobilização nacional---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filiada à:
            
 
 
Links úteis:
        
      
 
 
 
Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Rua Tabatinguera, 91 - São Paulo - SP - Cep 01020-001 - Fone: (11) 3291-4077
 
 
Agenda eletrônica